Quando uma editora se dedica a um nicho especializado, como é o caso da Parábola Editorial, consagrada à linguística e à formação de professores na área de Letras, é preciso estar o tempo todo atentos aos clássicos e aos novos autores.
O catálogo da Parábola Editorial disponibiliza para os leitores:
1. Clássicos [William Labov] 3. Novos autores, publicados como esperança de cada vez maior inserção da editora no debate cultural e na formação de pesquisadores e de professores cada vez mais produtivos de educação e de cultura. |
Mesmo sob o risco de sermos injustos com grandes promessas da área de Letras, destacamos uma seleção de poucos nomes, forçosamente restrita a nosso catálogo de linguística, que merece a atenção de nossos leitores. Citaremos bem poucos nomes, mesmo tendo em mente centenas:
Claro que essa lista não comporta quase nada da enorme força de pesquisa e de dedicação dos pesquisadores e professores de Letras e de linguística dispersos em faculdades, colégios de aplicação e escolas do país todo. Cada leitor pode apresentar sua lista e, inclusive, chamar nossa atenção para nomes que possam vir a estar em nosso catálogo.
De nossa parte, dizemos: por favor, atenção a esses nomes, muitos deles publicados, outros entrando em 2016 no catálogo da editora que ama as Letras. Acompanhem a contribuição de cada um deles nas obras já publicadas e por publicar.
Temos de dar publicidade a seus nomes porque a área da Linguística é sub-representada e quase nunca levada em conta no cenário escolar quando se discute como ensinar língua materna e língua estrangeira [!!] e a despeito do acervo de pesquisas desenvolvidas nos últimos cinquenta anos em faculdades de Letras/Linguística de todo o país.Especialmente num momento em que os desafios político-econômicos nos fariam pensar mais em retrocesso que em futuro, pensar nesses nomes como “promessas” já em ação nos anima a refletir que ainda há trajeto a percorrer, que não estamos aqui por nada.
|
|
Para seguir adiante, temos os clássicos [Luiz Antônio Marcuschi] e os grandes nomes [Marcos Bagno, Irandé Antunes, Stella Maris Bortni-Ricardo] como referência e, especialmente, autoras e autores em ação cotidiana, sustentando uma luta que é a da formação de professores de língua materna num país que, de tanto ser chamado país do futuro, se vê diante do desafio urgente de trazer o futuro para o presente.
É aí que juntamos nossas forças, autores e Parábola Editorial. No campo comum das Letras, da linguística. Editora e autores unidos, tendo por compromisso a formação de professores de línguas para todo um país que já esperou tempo demais para ser sociopoliticamente letrado e minimamente inclusivo.
Vamos ao futuro dando passos no presente!
Se tiver alguma dúvida, Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.