Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

José Ribamar Batista Júnior

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui Graduação em Letras-Português (UFPI/2001), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2007). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Atualmente, é...

José Ribamar Batista Júnior

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui Graduação em Letras-Português (UFPI/2001), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2007). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí e coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

More

O hábito da leitura na era das novas mídias: e eu pensando que era normal!

O hábito da leitura na era das novas mídias: e eu pensando que era normal!

As novas mídias, cada vez mais presentes no dia a dia, estão interferindo no hábito da leitura?

 

Em meio a tanta tecnologia, fica difícil resistir a algo que se tornou tão útil e de fácil acesso, possibilitando à população uma maior comodidade, como por exemplo, pagar uma conta usando o aparelho celular, quando antes era preciso ir a uma agência bancária. Isso tem se tornado algo muito positivo em razão das inúmeras demandas do nosso cotidiano, quando precisamos dar conta de uma série de atividades (domésticas, profissionais, familiares, acadêmicas e outras). Entretanto, os celulares e as novas mídias podem prejudicar a vida de muitos se não forem usados da forma correta, principalmente no que diz respeito ao hábito da leitura.

 

Vejamos o seguinte exemplo: um adolescente, de apenas 11 anos e que há pouco mais de três meses adotou uma rotina bem diferente. Menino de base familiar média, sempre teve acesso a tudo, inclusive a dispositivos tecnológicos. Meios de comunicação, como smartphone, tablet e computador, não saíam de suas mãos.

 

  8645 Hits
  0 Comments
8645 Hits
0 Comments

Muitos livros X orçamento limitado: como escolher as obras fundamentais para a faculdade de Letras

Muitos livros X orçamento limitado: como escolher as obras fundamentais para a faculdade de Letras

Conheça algumas dicas para conseguir ler diversos livros na faculdade de Letras

 

Um conselho que sempre damos aos nossos alunos é zelar pelo seu currículo, evitando reprovações e, especialmente, cursando as disciplinas da faculdade de Letras com empenho para obter um excelente coeficiente de rendimento escolar. Para isso, é necessária uma boa base de leitura e muita pesquisa.

 

O fato requer frequência assídua à biblioteca e, hoje, com as tecnologias e recursos digitais, bastante uso da internet para manter-se atualizado com as novidades relativas ao seu curso, lembrando que muitos periódicos, por exemplo, passaram a disponibilizar seu acervo digitalmente.

 

Continue reading
  6104 Hits
  0 Comments
6104 Hits
0 Comments
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search