Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Introdução à linguística funcional: 10 conceitos básicos

Introdução à linguística funcional: 10 conceitos básicos

Mariangela Rios de Oliveira, coorganizadora de Linguística funcional: teoria e prática, explica o que é linguística funcional

 

O funcionalismo linguístico contemporâneo difere das abordagens formalistas — estruturalismo e gerativismo — primeiro por conceber a linguagem como um instrumento de interação social e segundo porque seu interesse de investigação linguística vai além da estrutura gramatical, buscando no contexto discursivo a motivação para os fatos da língua.

 

A abordagem funcionalista procura explicar as regularidades observadas no uso interativo da língua, analisando as condições discursivas em que se verifica esse uso. Os domínios da sintaxe, da semântica e da pragmática são relacionados e interdependentes. Ao lado da descrição sintática, cabe investigar as circunstâncias discursivas que envolvem as estruturas linguísticas e seus contextos específicos de uso.

 

Segundo a hipótese funcionalista, a estrutura gramatical depende do uso que se faz da língua, ou seja, a estrutura é motivada pela situação comunicativa. Nesse sentido, a estrutura é uma variável dependente, pois os usos da língua, ao longo do tempo, é que dão forma ao sistema. A necessidade de investigar a sintaxe em termos da semântica e da pragmática é comum a todas as abordagens funcionalistas atuais.

 

A seguir: 10 conceitos-chave para a compreensão da linguística funcional.

 

1. Funcionalismo: corrente linguística que investiga a relação entre a estrutura gramatical, discursiva e semântica das línguas e os distintos contextos comunicativos de seu uso.

 

2. Gramática: conjunto das formas regulares e sistemáticas da língua, que se consagram por sua produtividade e convencionalidade no trato social.

 

3. Discurso: modo pessoal com que os usuários organizam suas interações, levando em conta motivações de ordem pragmático-comunicativa, como gênero textual, sequência tipológica, modalidade, registro, entre outros.

 

4. Iconicidade: princípio preconizador da relação motivada entre aspectos estruturais e funções pragmático-discursivas da gramática; desdobra-se em três subprincípios – proximidade, quantidade e ordenação linear.

 

5. Marcação: princípio de origem estruturalista, relativo à presença x ausência de traços em membros da mesma categoria; desdobra-se em três subprincípios – frequência, complexidade estrutural e complexidade cognitiva.

 

6. Gramaticalização: processo unidirecional de mudança linguística, que implica, além de polissemia, alteração de categoria gramatical; a mudança pode ser de item lexical a gramatical, ou de item menos para mais gramatical. Nessa mudança, observam-se rotas como espaço > tempo > texto ou objetividade > (inter)subjetividade.

 

7. Informatividade: propriedade discursiva acerca do grau de previsibilidade da informação transmitida, na identificação de referentes novos ou imprevisíveis até os disponíveis ou dados.

 

8. Transitividade: propriedade da oração como um todo, de natureza escalar, que é medida levando-se em conta os três componentes oracionais básicos – sujeito, núcleo verbal e complemento.

 

9. Pancronia: estudos dos usos linguísticos de forma mais abrangente, integrando o viés diacrônico e o sincrônico, na detecção de fenômenos de estabilidade, de variabilidade e de mudança na trajetória de uma dada língua ou de línguas.

 

10. Plano discursivo: propriedade oriunda da psicologia gestaltista, fundada no pressuposto de que são prontamente identificadas as entidades mais salientes, no primeiro plano informacional (figura), em oposição aos demais informes, em plano secundário (fundo).

 

b2ap3_thumbnail_linguistica-funcional-teoria-e-pratica.jpg

Coesão e coerência são sempre bem-vindas: passos p...
Os principais conceitos da Análise do Discurso

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 19 Abril 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search