Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Professora titular de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e atual chefe deste departamento de ensino. Mestre e doutora em letras vernáculas — língua portuguesa pela UFRJ, com estágio de pós-doutoramento na Universidade Aberta — Portugal. Pesquisadora do CNPq e editora-chefe da Gragoatá. Coordenadora...
Professora titular de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e atual chefe deste departamento de ensino. Mestre e doutora em letras vernáculas — língua portuguesa pela UFRJ, com estágio de pós-doutoramento na Universidade Aberta — Portugal. Pesquisadora do CNPq e editora-chefe da Gragoatá. Coordenadora nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Co-organizadora de Linguística centrada no uso — teoria e método, com Ivo do Rosário, e Adverbiais — aspectos gramaticais e pressões discursivas, com Maria Maura Cezario. Autora de diversos artigos e capítulos sobre a abordagem funcional da morfossintaxe do português.
Mais

Introdução à linguística funcional: 10 conceitos básicos

Introdução à linguística funcional: 10 conceitos básicos

Mariangela Rios de Oliveira, coorganizadora de Linguística funcional: teoria e prática, explica o que é linguística funcional

 

O funcionalismo linguístico contemporâneo difere das abordagens formalistas — estruturalismo e gerativismo — primeiro por conceber a linguagem como um instrumento de interação social e segundo porque seu interesse de investigação linguística vai além da estrutura gramatical, buscando no contexto discursivo a motivação para os fatos da língua.

 

A abordagem funcionalista procura explicar as regularidades observadas no uso interativo da língua, analisando as condições discursivas em que se verifica esse uso. Os domínios da sintaxe, da semântica e da pragmática são relacionados e interdependentes. Ao lado da descrição sintática, cabe investigar as circunstâncias discursivas que envolvem as estruturas linguísticas e seus contextos específicos de uso.

 

Continuar lendo
  29591 Acessos
  0 comentários
29591 Acessos
0 comentários
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search