Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Os principais conceitos da Análise do Discurso

Os principais conceitos da Análise do Discurso

Análise do Discurso e a relação entre língua e ideologia

 

Ao aprender uma língua, aprendemos sons, palavras, estruturas, gramática. Mas a língua traz também cultura, valores e sentidos nesse aprendizado. É a língua que nos separa da natureza e nos faz seres sociais. O jeito de ver a vida resulta de nossa prática de pensamento, das séries a que assistimos, dos livros que lemos, das pessoas com quem convivemos. Portanto, língua é também história. Mas como as histórias são diferentes, pensamos diferente. Pode-se dizer, assim, que a língua é uma prática sócio-histórica.

 

Os pensamentos diferentes são as ideologias. Há quem pense que a educação deve ser dada gratuitamente. Outros defendem que se deve pagar mensalidades. Há quem acredite que o Bolsa Família distribui renda e diminui desigualdades. Há quem considere o Bolsa Família um desestímulo ao trabalho. Ideologias diferentes. A ideologia é a forma de dar sentidos ao mundo, trazidos pela língua.

 

A relação língua-ideologia é o discurso. Crer que um casamento só deve acontecer entre um homem e uma mulher faz parte de certo discurso religioso. Aceitar as configurações de família homoafetiva se insere em outro discurso. Dependendo da ideologia, concordamos com uma coisa ou com outra. Não há sujeito sem língua, nem língua sem ideologia. Portanto, não há sujeito sem discurso.

O interessante é que a língua nos traz os discursos, e nós, sujeitos, nem nos damos conta. É função da ideologia se apagar para o sujeito. Assim, temos a impressão de que o que falamos surge quando falamos. Só que não. Os sentidos já estão no mundo antes, na memória discursiva. O sujeito da linguagem é um sujeito inconsciente do processo.

Língua é prática social, ideologia é o conjunto de sentidos que regulam a vida, discurso é a relação língua-ideologia em um sujeito inconsciente de tudo isso. São esses os quatro conceitos básicos da Análise do Discurso (AD). A AD busca explicitar a ideologia na língua. A língua está em toda parte e a Análise do Discurso pode ser usada para abordar questões em qualquer área, trabalhando a política dos sentidos.
Para começar é isso. Mas tem mais.

 

 b2ap3_thumbnail_conceitosanalisedodiscurso.jpg

Introdução à linguística funcional: 10 conceitos b...
Resenha: Máscaras e ideologias
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 18 Abril 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search