Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Nossa língua & outras encrencas

Nossa língua & outras encrencas “Este livro é mais uma declaração de amor à escrita e à língua portuguesa do Brasil e além” [Ana Elisa Ribeiro]

 

“Este livro é mais uma declaração de amor à escrita e à língua portuguesa do Brasil e além” [Ana Elisa Ribeiro]

 

O gênero crônica frequenta bem as escolas, em especial por meio de obras que reúnem a produção de autores e autoras consagrados. As crônicas estão nos materiais didáticos e, para nosso alívio, também ocupam ainda algumas páginas especiais nos jornais diários, além de sites especializados internet afora. São um gênero literário cheio de ginga e apreciado por muita gente em busca de formas breves. Por outro lado, prementes questões de língua/linguagem são normalmente reservadas à sisudez das gramáticas e das aulas de língua portuguesa. Elas parecem reservadas a um mundo sem cor, feito só de regras.

Como tratar, numa abordagem capaz de produzir aproximação, contra a distância já instalada, esse conjunto sempre em mudança de questões linguísticas determinantes para nossa fala, escrita e identidade? Ana Elisa Ribeiro responde: “Com crônicas!”

Nossa língua & outras encrencas: crônicas é, portanto, uma bem-vinda novidade em meio a um cenário que reserva à sisudez das gramáticas as questões de língua/linguagem. É da convicção da autora de que as línguas portuguesas também dão crônica que surge esse novo livro em torno das tramas e das dobras linguísticas que conformam nosso cotidiano.

Este livro também é uma reunião de crônicas. Não esperem regras de gramática normativa ou patrulhamentos paralinguísticos. As questões abordadas nesse formato pouco usual vão desde “Esta palavra não existe”, passando por “Como você corrige os outros?”, “Depende de como você usa a língua”, até “Apaixonados por regência”. No trajeto, as crônicas vão desfazendo ideias fixas e insuflando liberdade. O que a autora mineira faz — aliás, as Minas Gerais são férteis em cronistas — é tratar da língua na chave da diversidade, da atualidade, da vividez e da graça; com humor, mas também com delicadeza, sem deixar de lado seu conhecimento como linguista, profissão que exerce no trabalho de pesquisadora e professora.

 

 

A AUTORA

Ana Elisa Ribeiro é mineira de Belo Horizonte, professora da rede federal de ensino (do ensino médio ao doutorado) e autora de livros de poesia, conto, crônica, infantis e juvenis. Parte de sua produção circula por meio de clubes de leitura e do PNLD. Por sua obra juvenil, ganhou o Prêmio Jabuti em 2022. Na Parábola, é autora de livros sobre leitura, escrita e tecnologias, como o mais recente Multimodalidade, textos e tecnologias, de 2021. 

 

Uma história da linguística
Ortografia não é língua!
 

Comments

No comments made yet. Be the first to submit a comment
Already Registered? Login Here
Guest
السبت، 27 نيسان/أبريل 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search