Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

O tupi no português brasileiro

O tupi no português brasileiro

Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi

 

Atualmente podemos encontrar mais de 190 línguas indígenas faladas no Brasil. Entretanto, uma dessas línguas se tornou muito importante como elemento de comunicação inicial entre os europeus e os índios: o tupi.

A língua tupi era falada principalmente na costa brasileira, a primeira região do Brasil ocupada pelos colonizadores portugueses. Essa língua era falada não só pelos índios, mas também pelos europeus e principalmente pelos filhos nascidos da união de portugueses com índias.  O tupi da época colonial não é mais falado atualmente, mas ainda existem diversas línguas descendentes dele faladas em várias regiões do Brasil.

A importância do tupi na formação do português brasileiro é enorme: centenas de palavras do tupi fazem parte da nossa língua diária.

Reconhecendo essa importância do tupi e na esperança de que o interesse em conhecer cada vez mais a rica herança recebida dos nossos antepassados indígenas seja despertado, os autores Marcos Bagno e Orlene Carvalho escreveram a obra Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do tupi, que traz diversas palavras de origem tupi escolhidas pelos autores entre as mais presentes em nosso cotidiano e que, fizeram surgir expressões bem brasileiras, como “estar na pindaíba” ou “chorar as pitangas”.

Para facilitar a localização das palavras mencionadas, a obra também traz, nas suas últimas páginas, um índice geral que inclui os nomes de lugar e os nomes de pessoa.


Ouça também a entrevista do autor Marcos Bagno para a Rádio UFMG sobre a obra.


Literatura: a leitura é sempre boa
Quem é o pai da Língua Portuguesa?
 

Comments

No comments made yet. Be the first to submit a comment
Already Registered? Login Here
Guest
samedi 20 avril 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search