Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Graduou-se em Letras (Português e Inglês) pela PUC-MG e em Direito pela UFMG, fez mestrado em Inglês pela UFMG, doutorado em Linguística e Filologia pela UFRJ e pós-doutorado pela PUC-MG. Atualmente é professora titular da UFMG e pesquisadora nível 1 do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase...

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Graduou-se em Letras (Português e Inglês) pela PUC-MG e em Direito pela UFMG, fez mestrado em Inglês pela UFMG, doutorado em Linguística e Filologia pela UFRJ e pós-doutorado pela PUC-MG. Atualmente é professora titular da UFMG e pesquisadora nível 1 do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua inglesa, pesquisa narrativa, ensino de línguas mediado por computador, gêneros digitais. É uma das pioneiras no ensino e pesquisa em educação a distância na área de Letras. Foi presidente da Comissão de Especialistas em Letras da SESu/MEC (2000/2002) e presidente da ALAB (2000/2002). Coordena o projeto de pesquisa AMFALE com colaboradores do Brasil, Japão, China e Finlândia. Atualmente é a editora-chefe da Revista Brasileira de Linguística Aplicada.

More

50 ferramentas digitais gratuitas para o ensino de inglês.

Sem-Ttulo-_20190603-180128_1

 

O grupo de pesquisa Lalintec, que reúne pesquisadores da UFMG e do CEFET-MG, acaba de lançar seu primeiro e-book gratuito sobre ferramentas digitais: Mão na Massa: ferramentas para aprender e ensinar/Hands on: digital tools to learn and teach. Esse projeto em parceria com a Parábola conta com o apoio do CNPq e também foi aprovado pela Fapemig.

 

Mão na massa/Hands on reúne 50 ferramentas gratuitas, disponíveis na web e de fácil uso. Muitas delas não foram criadas com objetivo pedagógico, mas os autores perceberam suas potencialidades para uso educacional e para o ensino de inglês.

 

Continue reading
  51232 Hits
  4 Comments
Recent Comments
Guest — Willey Cantanhede
Very good..I liked a lot
jeudi 6 juin 2019 16:01
Guest — Jorge Luiz
Gostei!
vendredi 14 juin 2019 01:48
Guest — Marinete
Gostei muito deste conteúdo
lundi 18 novembre 2019 21:17
51232 Hits
4 Comments

LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA INGLESA

 

ENSINO DE INGLÊS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

 

Qual seria a metodologia mais adequada à realidade da escola pública para que o aluno seja estimulado a aprender e a desenvolver autonomia numa segunda língua dentro e fora da sala de aula?

 

Continue reading
  10019 Hits
  0 Comments
10019 Hits
0 Comments

AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

 

Um modelo fractal

 

Os modelos de aquisição de línguas não contemplam todos os processos envolvidos na aquisição de uma língua, muito menos, os de uma língua estrangeira. Vejo esses modelos como visões fragmentadas de partes de um mesmo sistema. Embora seja possível teorizar sobre a existência de alguns padrões gerais de aquisição, cada pessoa tem as suas características individuais, sendo impossível descrever todas as possibilidades desse fenômeno. Há variações biológicas, de inteligência, aptidão, atitude, idade, estilos cognitivos, motivação, personalidade e de fatores afetivos, além das variações do contexto onde ocorrem os processos de aprendizagem ─ quantidade/qualidade de input disponível, distância social, tipo e intensidade de feedback, cultura, estereótipos, entre outros.

 

Continue reading
  8341 Hits
  0 Comments
8341 Hits
0 Comments

Dez razões para usar as tecnologias digitais em sala de aula

Dez razões para usar as tecnologias digitais em sala de aula

O uso das tecnologias digitais em sala de aula


As tecnologias digitais estão definitivamente integradas em nossas vidas e ninguém mais tem dúvidas da necessidade de sua integração em nossas práticas pedagógicas. No livro Letramentos digitais, Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) defendem que professores e alunos necessitam adquirir quatro tipos de letramento digital. O primeiro está relacionado ao uso da linguagem para comunicação, incluindo a utilização de celulares; o segundo visa tanto à busca quanto à filtragem de informação; o terceiro diz respeito às conexões como a participação em redes sociais, entre outros tipos de conexão; e o último inclui o (re-)desenho ou remix, como por exemplo, usar editor de imagens, inserir voz ou legendas em um filme com outro sentido, fazer montagens de textos e imagens etc.


Muitos são os motivos para usarmos as tecnologias digitais em sala de aula e o principal deles, em minha opinião, é o fato de fazerem parte de nossa vida cotidiana, pois os computadores, tabletes e celulares conectados à Internet se tornaram uma extensão de nós mesmos. A sala de aula não pode ignorar esses novos hábitos mediados pela Internet. 

  17762 Hits
  0 Comments
17762 Hits
0 Comments
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search