Variação Linguística

É muito importante compreender a variação na língua. O entendimento da variação linguística evita o preconceito contra aqueles que falam diferentemente, além de nos proporcionar mais conhecimento e bagagem no que diz respeito a todos os aspectos da nossa história.

 

 

O que é variação linguística?

 

Como o nome já sugere, a variação linguística trata as mudanças da língua dentro do seu próprio sistema. A língua não é fixa, invariante, ela varia no decorrer de sua história, de sua localização social e cultural. Mesmo conhecer a “nomenclatura”, alguma vez na vida você já se deparou com variação, seja conversando com alguém, assistindo a programas de TV ou lendo textos regionais.

 

No nosso país, é bem fácil notar a variação linguísitca, quando, por exemplo, comparamos o português falado no Sul com aquele que é falado nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste...

 

 

Exemplos de variação linguística

 

Variação linguística histórica: como a língua é dinâmica, é comum que ao longo do tempo ela sofra variação e deixe de usar e ou incorpore algumas palavras: 

 

Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."

Carlos Drummond de Andrade

 

Variação linguística geográfica ou regional: essa variação ocorre quando a mesma língua é falada de forma diferente, de acordo com a localidade do falante:

 

 

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

 

 

Dicas de leitura sobre variação linguística

 

 

 

 

 

 

Todos esses e muitos outros livros você encontra na Editora Parábola.

 

Entendeu melhor o que são as variantes da nossa língua? Se ficou com dúvida deixe seu comentários.

 

  

Home Page  | Facebook  | Instagram  | Twitter 
WhatsApp (11) 5061.9262 / (11) 9 8763.3590