Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Muitos livros X orçamento limitado: como escolher as obras fundamentais para a faculdade de Letras

Muitos livros X orçamento limitado: como escolher as obras fundamentais para a faculdade de Letras

Conheça algumas dicas para conseguir ler diversos livros na faculdade de Letras

 

Um conselho que sempre damos aos nossos alunos é zelar pelo seu currículo, evitando reprovações e, especialmente, cursando as disciplinas da faculdade de Letras com empenho para obter um excelente coeficiente de rendimento escolar. Para isso, é necessária uma boa base de leitura e muita pesquisa.

 

O fato requer frequência assídua à biblioteca e, hoje, com as tecnologias e recursos digitais, bastante uso da internet para manter-se atualizado com as novidades relativas ao seu curso, lembrando que muitos periódicos, por exemplo, passaram a disponibilizar seu acervo digitalmente.

 

No entanto, boa parte das bibliotecas das instituições de Ensino Superior não suprem a demanda de seus usuários, aí é necessário investir em livros para não ter dependência integral da biblioteca.

 

Numa época em que livros são lançados constantemente, ao ingressar num curso superior, como a faculdade de Letras, vive-se um dilema de como adquirir livros para estudar, especialmente quando alguns professores oferecem uma lista muito grande de opções bibliográficas, causando no aluno dúvida e perplexidade.

 

Algumas dicas para ajudar você a priorizar o que é importante

1. Na fase inicial da formação (primeiro e segundo períodos), devem ser priorizados os conteúdos que apontem para a produção textual e a pesquisa, pois nessa fase do curso as matérias são básicas e de formação geral.

 

2. A partir dos períodos seguintes da faculdade de Letras, quando começam as disciplinas de conteúdos específicos, é recomendável que, sendo o estudante possuidor de parcos recursos, deva priorizar os chamados livros clássicos que formam a base teórica e prática do seu curso, aqueles autores que são citados pela maioria dos autores novos, os autores que se constituíram em referência na área.

 

3. Essas obras básicas podem ser adquiridas em livrarias especializadas. Quando se tratar de obras com edições esgotadas, exemplares podem ser obtidos em sebos físicos e virtuais. A partir dessas obras, o estudante pode ir complementando seu acervo pessoal aos poucos, até formar sua biblioteca básica, mesclando com lançamentos.

 

Como formar a minha biblioteca com poucos recursos?

A melhor forma de construir um pequeno acervo no período da graduação, mesmo que timidamente, é pedir sempre a indicação do livro principal de cada disciplina, que pode ser adquirido a partir do envolvimento e participação em projetos de pesquisa (iniciação científica) e/ou de extensão, que concedem bolsas para auxiliar na formação e na pesquisa. Entretanto, essas bolsas são concedidas em número limitado. Logo, outra alternativa é sacrificar um pouco o lazer, principalmente a compra de supérfluos, para que você possa se preparar para ingressar com plenos recursos teóricos e didáticos no mercado de trabalho.

 

b2ap3_thumbnail_producaotextual.jpg

 

Sintaxe e semântica: torne-as suas aliadas
O que é linguística?

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Terça, 16 Abril 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search