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 Clecio Bunzen Jr (UFPE-CE)

 

Nos últimos dias, temos discutido a recente proposta do atual Ministério da Educação chamada de Política Nacional de Alfabetização (PNA). Por tal razão, iniciei, na minha página do Facebook, algumas postagens informais para indicar materiais gratuitos e de qualidade sobre a área da alfabetização no Brasil, assim como estudos no campo da educação linguística e da educação literária. O objetivo era mostrar que não deveríamos partir do “zero” ou negar todo o passado como faz o atual Ministério da Educação.

         Ao perceber uma boa recepção por parte dos(as) leitores(as) das postagens, pensei em transformá-las em algo mais sistemático e para um público um pouco maior. Surge assim uma lista com indicações e breves comentários sobre temáticas relacionadas ao ensino de língua e de literatura.

Na primeira postagem, indico cinco obras que podem auxiliar você a pensar a educação literária na infância. As obras são fruto de parceria das universidades com gestões anteriores do Ministério da Educação e/ou programas específicos de formação inicial ou continuadas de professores(as). Todas elas sugerem reflexões teórico-metodológicas para o trabalho com o texto literário na Educação Infantil ou na Educação Básica (especialmente, nos anos iniciais do ensino fundamental).

Em tempos de culpabilização das famílias pelo fracasso escolar ou pelo uso restrito do conceito de “literacia familiar” – como faz o atual programa ‘Conta pra mim’, a leitura de tais obras podem nos ajudar a refletir sobre o papel da literatura na formação das crianças no Brasil. Assim,          enquanto o mascote Tito passeia pelos shoppings das zonas mais ricas de algumas cidades brasileiras (Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) — representando claramente uma concepção elistista, capitalista e burguesa de leitura literária —, convido vocês a saborear as seguintes obras:

 Livros Infantis: acervos, espaços e mediações:

A obra publicada pelo Ministério da Educação em 2016 faz parte da Coleção Leitura e escrita na Educação Infantil. Com um lindo projeto gráfico-editorial, o volume discute o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Organizada em três partes, sua leitura proporciona reflexões sobre os citérios de seleção de obras literárias para infância, o tratamento multimodal das obras de literatura infantil, a exploração do texto literário por meio de projetos e atividades de leitura, entre outros aspectos. A discussão volta-se especificamente para Educação Infantil, mas muitas questões podem ser ampliadas ou utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental. Clique aqui e confira a obra! Outros livros e materiais podem também ser encontrados no site http://www.projetoleituraescrita.com.br/

 

 

 ABRIU-SE A BIBLIOTECA: mitos, rimas, imagens, monstros, gente e bichos:

A obra, organizada por Ester Rosa e Maria Helena Debeux, fruto de uma das ações do PNAIC e do CEEL, traz vários capítulos que discutem a importância do trabalho com as bibliotecas escolares e comunitárias. A diversidade de gêneros é exemplificada em diferentes capítulos. Eles trazem relatos de experiências, fotografias e reflexões sobre possibilidades de mediar textos literários nas escolas e nas comunidades. Destaca-se aqui bom exemplo de como as políticas públicas precisam investir mais nas parcerias entre as bibliotecas escolares e as bibliotecas comunitárias. Clique aqui para conferir a obra! Se quiser conhecer um pouco sobre o processo de produção, assista ao vídeo com alguns autores.

 

 

     Literatura e Leitura Literária na Formação Escolar:

Um dos volumes da coleção Alfabetização e Letramento do CEALE,
em parceria com o Ministério da Educação, apresenta questões
importantes para a formação dos leitores na escola.
Aparecida Paiva, Graça Paulino e Marta Passos exploram o texto literário,
com enfoque nas narrativas e nos poemas.
Apresentam de forma clara e didática reflexões teórico-metodológicas
sobre o trabalho com fábulas, poemas e contos. 
Clique aqui para conferir a obra!

 

      Meus alunos não gostam de ler… O que eu faço?

             

Marisa Lajolo nos brinda com um volume sobre o trabalho com leitura literária na escola. Na obra, resultado da parceria do CEFIEL e do MEC, a autora dialoga com o(a) professor(a) no intuito de implementar projetos de leitura na escola. A montagem de um projeto de leitura e o cotidiano de tal ação são os pontos centrais do livro público de formação continuada. 
Clique aqui para conferir a obra!

 

 

 

Coleção Explorando o Ensino – Literatura/ Ensino Fundamental

A obra organizada por Aparecida Paiva, Francisca Maciel e Rildo Cosson e publicada pelo Ministério da Educação em 2010, retoma várias discussões importantes para o trabalho com o texto literário na escola. Os 10 capítulos, escritos em uma linguagem agradável, apresentam muitos exemplos sobre possibilidades de exploração da literatura nas turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A obra também destaca o papel do(a) mediador(a), das conversas em torno das obras literárias, da biblioteca escolar, da formação de leitores nas escolas. Você encontrará excelentes reflexões sobre a edição de literatura infantil no Brasil, os acervos escolares, a exploração da diversidade entre outras temáticas. Clique aqui e confira a obra!

 

Espero que leiam e compartilhem tais obras públicas e gratuitas nas escolas. As indicações foram pensadas para vários profissionais que se interessam pela mediação da leitura literária em casa, nas bibliotecas ou outros espaços interativos.

 Boa leitura!