Blog da Parábola Editorial

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Vilson J. Leffa é atualmente Professor Titular da Universidade Católica de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984 e trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área...

Vilson J. Leffa é atualmente Professor Titular da Universidade Católica de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984 e trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem cerca de 50 artigos em periódicos, 30 capítulos de livro, 10 livros organizados e mais de 100 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das novas tecnologias no ensino de línguas, incluindo a produção de objetos digitais de aprendizagem e o ensino a distância. Tem efetiva inserção internacional, incluindo não só a publicação de trabalhos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países, mas também o desenvolvimento de projetos com pesquisadores renomados da área, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos; de 2009 a 2010, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Irvine. Na área de formação de recursos humanos, orientou 8 teses de doutorado, mais de 40 dissertações de mestrado e vários trabalhos de iniciação científica; contribuiu para a formação de líderes de pesquisas que atualmente atuam em outras universidades com projetos cadastrados nos grupos de pesquisas do CNPq e com quem mantém constante interlocução; coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de objetos digitais de aprendizagem; contribuiu para a divulgação do saber na área de atuação com a organização do CD-ROM Textos em Linguística Aplicada (TELA), em quatro edições, sendo a última com mais de 5.000 textos completos, incluindo 23 anais de congressos, 22 livros, todas as edições de Linguagem & Ensino, 214 dissertações de mestrado e 170 teses de doutorado. Na área de gestão científica e acadêmica, foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi duas vezes avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira; coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq; participou de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadores para concurso de professores e avaliações de cursos em vários estados do Brasil.

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Formada em Jornalismo pela PUC-SP, Rosana atua no mercado editorial há quase 25 anos. Já publicou livros de diversas linhas editoriais, como obras de referência, literatura infantil e juvenil, paradidáticos e culinária. Entre as obras de maior sucesso que editou estão a linha de dicionários Michaelis, com destaque para as duas edições do Michael...

Formada em Jornalismo pela PUC-SP, Rosana atua no mercado editorial há quase 25 anos. Já publicou livros de diversas linhas editoriais, como obras de referência, literatura infantil e juvenil, paradidáticos e culinária. Entre as obras de maior sucesso que editou estão a linha de dicionários Michaelis, com destaque para as duas edições do Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (em 1998 e em 2015), e os livros interativos e para ensino de música da dupla Palavra Cantada. Atualmente é gerente editorial na Editora Melhoramentos e está envolvida em projetos de gastronomia e de educação musical infantil, além de vários outros assuntos e autores muito bacanas! Rosana também é mãe da Gabriela e do Pedro, suas grandes inspirações infantojuvenis!

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É professor de linguística e Língua Portuguesa na Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor de Gêneros textuais e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos (2002) e de vários artigos publicados em revistas especializadas....

É professor de linguística e Língua Portuguesa na Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor de Gêneros textuais e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos (2002) e de vários artigos publicados em revistas especializadas. Desde 2002, exerce a função de editor chefe da revista Linguagem em (Dis)curso. Suas atividades de pesquisa envolvem a análise de gêneros textuais, a leitura e a produção de textos em língua materna.

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Sonia Melchiori Galvão é graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), fez mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (2004), especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela USP (1993), especialização em...

Sonia Melchiori Galvão é graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), fez mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (2004), especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela USP (1993), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Metodista de São Paulo (1992), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo CUFSanto André (1993). Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, principalmente na subárea da Semiótica e dos Estudos Contemporâneos, com ênfase no Barroco, Modernidade, memória, oralidade, literatura e novas tecnologias, poesia, crítica. Atua, ainda, como consultora ad hoc do INEP/MEC, em Avaliações Externas Institucionais e de Cursos de Graduação, bem como em avaliações de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENADE, ENCCEJA) e na leitura de escalas do SAEB/ Prova Brasil, como elaboradora e revisora de itens. Coordenou a área de Linguagens no Painel de Revisão de Itens do SAEB/INEP 2014 e supervisionou a área de Linguagens (ensino médio) do projeto Devolutivas junto ao MEC. Participou da leitura crítica e seleção de obras paradidáticas para o PNBE 2015.  Autora de artigos e capítulos de livros, como “Eles Eram Muitos Cavalos, a poética do choque” (2016);  “A Obra Galáctica: Literatura e Tecnologia” (Revista Cibertextualidades - 2014); “Racif, a poética do deslocamento” (2013). Recebeu o Prêmio Paul Zumthor (2000) e Prêmio Estímulo às Artes (Prefeitura e São Bernardo do Campo) pela produção ensaística. Poeta, compositora/ letrista, trabalha com literatura e música, como produtora, diretora artística e intérprete no show “Sonora Poesia”.

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John Robert Schmitz nasceu em Nova York em 1935. Formou-se em Letras (língua e literaturas espanholas) em 1957 pela City University of New York (Brooklyn College). Fez o mestrado em Linguística Aplicada no Teachers College, Columbia University. Euclides da Cunha motivou sua vinda ao Brasil. Decidiu fixar residência no país com a sua esposa...

John Robert Schmitz nasceu em Nova York em 1935. Formou-se em Letras (língua e literaturas espanholas) em 1957 pela City University of New York (Brooklyn College). Fez o mestrado em Linguística Aplicada no Teachers College, Columbia University. Euclides da Cunha motivou sua vinda ao Brasil. Decidiu fixar residência no país com a sua esposa brasileira em 1970. Ingressou como professor da PUC-SP em 1971, lecionou na Unesp e finalmente na Unicamp. John se aposentou em 2003, mas não parou de estudar e publicar. Aos quase 82 anos, John passou 47 anos de sua vida no Brasil.

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Especializou-se em linguística (UNICAMP), é mestre em letras (FFLCH-USP) e  doutor em linguística aplicada pelo LAEL - PUC/SP, na área de estudos bakhtinianos. É tradutor do inglês, do francês e do espanhol, principalmente nas áreas de filosofia, estudos teológicos, direito internacional, lógica, pós-modernismo e temas da atualidade. Traduziu...

Especializou-se em linguística (UNICAMP), é mestre em letras (FFLCH-USP) e  doutor em linguística aplicada pelo LAEL - PUC/SP, na área de estudos bakhtinianos. É tradutor do inglês, do francês e do espanhol, principalmente nas áreas de filosofia, estudos teológicos, direito internacional, lógica, pós-modernismo e temas da atualidade. Traduziu obras de David Harvey, Charles Taylor, Joseph Campbell, Teresa de Jesus, Edward Edinger, Steven Connor, J. Ferrater Mora, Baudrillard, e os perfis biográficos de santo Tomás e de são Francisco escritos por G. K. Chesterton. É autor de Internet na escola (1999).

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Licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre questões relacionadas à educação literária e às...

Licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre questões relacionadas à educação literária e às inter-relações entre impressos, leitura e literatura. Realizou o estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, com períodos em universidades dos EUA (Kentucky, Purdue e SFA-Texas) e de Portugal (Coimbra e Minho), para produção e discussão de dados e análises. No momento, realiza, também, o doutoramento em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisadores que reativou em 2016, junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, o GT Literatura e Ensino; anteriormente, integrou, por cinco anos, o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da mesma associação. Coordena, no âmbito da Ufes, Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade de Passo Fundo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários. Fundou e coordena, desde 2011, o Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br), que, além de pesquisa e ensino, sistematicamente, realiza ações de extensão. É membro da articulação do Fórum Permanente em Defesa da Democracia, que realiza atividades de extensão e de militância concernentes a múltiplas dimensões da democracia, pautando-se por concepções progressistas e de resistência. Já atuou em diversos projetos e programas públicos para o livro, a leitura, a literatura e a formação de professores, e tem experiência na assessoria, elaboração e revisão de avaliações aplicadas por instituições e redes de educação pública. As palavras-chave atinentes à sua produção são: educação literária; ensino de literatura; formação de professores; leitura literária; Literatura Brasileira; Literatura do Espírito Santo; Literatura Infantil e Juvenil; livro didático; Carlos Drummond de Andrade.

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É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2009), mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), graduada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (1988). É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. Tem estudos e projetos...

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2009), mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), graduada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (1988). É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia. Tem estudos e projetos na área de Linguística, com ênfase em letramento e relações raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: hip-hop, identidade, juventude negra, educação. Ocupou o cargo de Pró-Reitora de Extensão Arte e Cultura na UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Ceará de junho de 2013 a março de 2015. Integra, desde 2013, o quadro de professores do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Desde de 01/2016 é vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras.

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Sírio Possenti é graduado em Filosofia pela PUC-PR (1969), fez mestrado em Linguística na UNICAMP (1977) e doutorado em Linguística também na UNICAMP (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Linguística da UNICAMP. Atua em diversas áreas da linguística, com ênfase em teoria e análise linguística, principalmente na subárea da...

Sírio Possenti é graduado em Filosofia pela PUC-PR (1969), fez mestrado em Linguística na UNICAMP (1977) e doutorado em Linguística também na UNICAMP (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Linguística da UNICAMP. Atua em diversas áreas da linguística, com ênfase em teoria e análise linguística, principalmente na subárea da análise do discurso, em especial nos campos do humor e da mídia. Seus interesses são: combater preconceitos linguísticos, analisar textos humorísticos e discutir a questão da subjetividade. É autor de Língua portuguesa(Série Vestibular UNICAMP, 1993), pela Editora Globo, com Maria Bernadete Abaurre; Discurso, estilo e subjetividade (1988), pela Martins Fontes;Por que (não) ensinar gramática na escola (1996); Os humores da língua(1998) e A cor da língua e outras croniquinhas de linguista (2001). Pela Parábola Editorial, publicou Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido (2011); Doze conceitos em análise do discurso (2010); Questões para analistas do discurso(2009); Língua na mídia (2009); Mal comportadas línguas (2009); Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito(2008), além de participar de capítulos de diversas obras e de traduzir e organizar publicações de Dominique Maingueneau.

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Silviane Bonaccorsi Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura, com projetos sobre: convencionalização e dinâmicas...

Silviane Bonaccorsi Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura, com projetos sobre: convencionalização e dinâmicas dialógicas mediadas por tecnologias digitais; e narrativas e explicações nas interpretações de si. Atualmente, é pesquisadora visitante na Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Anderson é professor assistente de Libras na Universidade Federal do Piauí. Doutorando em linguística no IEL/UNICAMP. Mestre em Letras pela UFPI e atua como tradutor e intérprete de língua de sinais freelancer. 

Graduação de Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUV) de União da Vitória - PR. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especializações em literaturas de língua...

Graduação de Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUV) de União da Vitória - PR. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especializações em literaturas de língua portuguesa (UNICENTRO), língua e literatura portuguesa (FAFIUV) e MBA em gestão Universitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL/SEMESP). Atua nas áreas de letras e educação numa visão transdisciplinar dos temas Multiletramentos e gêneros textuais digitais; história regional da leitura; políticas de formação de leitores e de professores; história da Universidade no Brasil (REUNI inovação curricular, universidade criativa, gestão universitária). Pesquisador do LABELFE - Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). Docente do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Docente permanente e membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e do programa Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Avaliador de cursos do INEP/MEC. Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Membro do Conselho Municipal de Educação de Uberaba - MG.

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Pedro Almeida é jornalista e professor de literatura, com curso de Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões, trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente inicia uma nova etapa de...

Pedro Almeida é jornalista e professor de literatura, com curso de Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões, trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente inicia uma nova etapa de sua carreira, lançando a própria editora: Faro Editorial.

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Filósofo, professor e criador do projeto "Filosofia de volta as ruas"

Maira Cibele Miranda é editora de Produtos Especiais do jornal Folha da Região.

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, tem experiência docente em Teoria e Análise Linguística e Historiografia Linguística. Docente da Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (conceito 5 da Capes). Como pesquisador...

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, tem experiência docente em Teoria e Análise Linguística e Historiografia Linguística. Docente da Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (conceito 5 da Capes). Como pesquisador atua principalmente em reflexões que coloquem em discussão: a) desenvolvimentos da linguística contemporânea, em suas diferentes vertentes no Brasil b) aspectos históricos da constituição do pensamento gramatical como forma de tratamento linguístico c) aspectos metodológicos, teóricos e epistemológicos dos estudos historiográficos na linguística d) aspectos epistemológicos, metodológicos e historiográficos dos estudos sobre texto e discurso. Entre 2011-2014 foi Coordenador do Curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 2011 é Editor Executivo da Revista Todas as Letras (Qualis A2). Autor dos livros "A palavra e a sentença" (Ed. Parábola - 2011), "Introdução à pragmática: a linguagem e seu uso" (Ed. Mackenzie, 2012), "Linguagem, comunicação, ação: introdução à língua portuguesa", com Alexandre H.T. Guimarães (Ed. Avercamp, 2012), "Introdução à Historiografia da Linguística" (Ed. Cortez, 2013). Organizador dos livros: "Língua e literatura: Machado de Assis na sala de aula" (Ed. Parábola, 2012, com Alexandre Huady Torres Guimarães); "Uma foto vale mais que mil palavras" (e-book, Ed. Paulus, 2014, com Alexandre Huady Torres Guimarães e Fred Izumi).

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Eduardo de Moura Almeida é formado em Arte e Cultura Fotográfica pela Faculdade SENAC e em Letras Português/Francês pela PUC-SP. Desenvolve pesquisa de mestrado em Linguística Aplicada no IEL-UNICAMP sob orientação da Profa. Dra. Roxane Helena Rodrigues Rojo.

Foi professora na UFPR, atualmente é professora pesquisadora do programa de mestrado em filosofia da PUC-PR. Tem dois livros publicados pela Editora UFPR, Introdução à filosofia da ciência (2003) e Foucault e a crítica do sujeito (2001). Doutorou-se em estudos linguísticos pela UFPR, defendendo no campo da filosofia da linguagem. Seus artigos,...

Foi professora na UFPR, atualmente é professora pesquisadora do programa de mestrado em filosofia da PUC-PR. Tem dois livros publicados pela Editora UFPR, Introdução à filosofia da ciência (2003) e Foucault e a crítica do sujeito (2001). Doutorou-se em estudos linguísticos pela UFPR, defendendo no campo da filosofia da linguagem. Seus artigos, publicados em revistas especializadas, abordam temas referentes à epistemologia, à filosofia da ciência, à análise do discurso, à questão da subjetividade.

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Luiz Paulo da Moita Lopes estudou no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde fez o doutorado em linguística aplicada na Universidade de Londres. É professor títular do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ e pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e atuou como...

Luiz Paulo da Moita Lopes estudou no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde fez o doutorado em linguística aplicada na Universidade de Londres. É professor títular do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ e pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e atuou como representante de área de linguística no CNPq. Foi coordenador do GT-Linguística Aplicada da ANPOLL. Publicou os seguinte livros: Oficina de lingüística aplicada (1996, reimpresso até 2005); Identidades fragmentadas (2002); Identidades. Recortes multi e interdisciplinares(2002, organizado em colaboração com Liliana Cabral Bastos); e Discursos de identidades(2003). Tem artigos publicados em coletâneas e revistas científicas no Brasil, México, Estados Unidos e Inglaterra. Sua pesquisa atual focaliza os letramentos midiáticos e a construção das identidades sociais (www.letras.ufrj.br/salinguas).

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