Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Sérgio Augusto Freire de Souza é graduado em Letras, Língua Inglesa, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento e de...

Sérgio Augusto Freire de Souza é graduado em Letras, Língua Inglesa, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento e de vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Foi Subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus de 2005 a 2007, quando coordenou a implantação do Centro Municipal de Educação Especial e o Processo Seletivo para Escolhas de Diretores - PROSED. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. 

Mais

Os principais conceitos da Análise do Discurso

Os principais conceitos da Análise do Discurso

Análise do Discurso e a relação entre língua e ideologia

 

Ao aprender uma língua, aprendemos sons, palavras, estruturas, gramática. Mas a língua traz também cultura, valores e sentidos nesse aprendizado. É a língua que nos separa da natureza e nos faz seres sociais. O jeito de ver a vida resulta de nossa prática de pensamento, das séries a que assistimos, dos livros que lemos, das pessoas com quem convivemos. Portanto, língua é também história. Mas como as histórias são diferentes, pensamos diferente. Pode-se dizer, assim, que a língua é uma prática sócio-histórica.

 

Os pensamentos diferentes são as ideologias. Há quem pense que a educação deve ser dada gratuitamente. Outros defendem que se deve pagar mensalidades. Há quem acredite que o Bolsa Família distribui renda e diminui desigualdades. Há quem considere o Bolsa Família um desestímulo ao trabalho. Ideologias diferentes. A ideologia é a forma de dar sentidos ao mundo, trazidos pela língua.

 

Continuar lendo
  13729 Acessos
  0 comentários
13729 Acessos
0 comentários
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search