Blog da Parábola Editorial

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Professor do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP desde 2007, na área de Teoria Gramatical. Graduado em Letras (2001) pela UFRJ, com mestrado (2004) e doutorado (2006) em Linguística pela UNICAMP e pós-doutorado na USP (2007) e na Universidade de Estocolmo (2014). Desenvolve estudos sobre variação e...

Professor do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP desde 2007, na área de Teoria Gramatical. Graduado em Letras (2001) pela UFRJ, com mestrado (2004) e doutorado (2006) em Linguística pela UNICAMP e pós-doutorado na USP (2007) e na Universidade de Estocolmo (2014). Desenvolve estudos sobre variação e mudança gramatical no português brasileiro, com estudos formais e sociodiacrônicos em torno de diferentes aspectos sintáticos. Suas pesquisas recentes têm se voltado ao papel do contato linguístico no desencadeamento de inovações gramaticais, com foco em variedades do português no eixo África-Brasil.

 

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Ensino de gramática na escola

Ensino de gramática na escola

 

Saberes gramaticais – Formas, normas e sentidos no espaço escolar

 

Muito do que será dito em Saberes gramaticais – Formas, normas e sentidos no espaço escolar a respeito do ensino de gramática na escola já foi colocado e recolocado por diversos autores, alinhados a diferentes correntes teóricas da linguística. Ataliba Castilho, Carlos Franchi, Celso Pedro Luft, Dante Lucchesi, Irandé Antunes, João Wanderlei Geraldi, Luiz Carlos Travaglia, Magda Soares, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mario Perini, Marta Scherre, Rodolfo Ilari, Rosa Virginia Mattos e Silva, Sírio Possenti, Stella Maris Bortoni-Ricardo e tantos outros nomes igualmente conhecidos e importantes já se debruçaram (ou vêm continuamente se debruçando) em discussões sobre o lugar da análise gramatical no espaço escolar, procurando refletir sobre como esse e outros espaços contribuem para excluir do campo de visão dos nossos estudantes os traços mais característicos e proeminentes da língua em uso. O que todos esses autores têm em comum é a clara percepção de que a abordagem gramatical centrada no conservadorismo normativo é um dos grandes responsáveis pelo fracasso da escola no trabalho com a linguagem. Esse fracasso se revela não apenas pelo insuficiente desempenho da maioria dos alunos em práticas de recepção e produção textual, mas também pela persistência, em diferentes setores sociais, de ideias simplistas, ultrapassadas e inconsistentes a respeito do que seja — e de como funciona — a gramática de uma língua.

 

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