Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Ana Paula Corti é mestra em Ciências Sociais e assessora da ONG Ação Educativa.

Ana Lúcia Silva Souza é doutora em Linguística Aplicada pelo IEL-UNICAMP, mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP. É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia - Instituto de Letras - Departamento de Letras Vernáculas.

Márcia Mendonça é mestra e  doutora...

Ana Paula Corti é mestra em Ciências Sociais e assessora da ONG Ação Educativa.

Ana Lúcia Silva Souza é doutora em Linguística Aplicada pelo IEL-UNICAMP, mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP. É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia - Instituto de Letras - Departamento de Letras Vernáculas.

Márcia Mendonça é mestra e  doutora em Linguística pela UFPE, integra o corpo docente da Universidade Estadual de Campinas (SP), no Departamento de Linguística Aplicada (área de língua materna). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, focando suas pesquisas em letramentos, ensino-aprendizagem de língua materna, gêneros do discurso, materiais didáticos, organização curricular, análise linguística e quadrinhos. 

Mais

Ler e escrever no Ensino Médio

5LER-E-ESCREVER

 

Professores que atuam com jovens no ensino médio deparam-se, cada vez mais, com o desafio de apoiá-los para que melhorem suas capacidades de leitura e de escrita, ampliem suas possibilidades de usar a linguagem, seja ela verbal ou não verbal, em especial dentro da escola, mas também fora dela. Mesmo que a formação específica desses professores não seja em língua portuguesa, não devem desconsiderar esse desafio ou evitá-lo.

 

Trabalhar com a produção de textos, estimular a oralidade, incentivar as mais diferentes leituras é tarefa de todas as disciplinas. Com mais ou menos dificuldades, acreditamos que todos os professores podem atuar ampliando as capacidades de linguagem dos seus alunos, das mais variadas maneiras. Assumir tal desafio exige, antes de mais nada, assumir que nunca estamos prontos como professores. Se, como dizia Paulo Freire, é “experimentando-nos no mundo que nos fazemos”, podemos dizer que é “experimentando-nos com os alunos que nos fazemos professores”.

 

Continuar lendo
  16397 Acessos
  1 comentário
Comentários Recentes neste post
Visitantes — Elizangela Moreira
Conteúdo extremamente relevante. Como professora de português, enfrentamos desafios cada vez maiores com relação ao incentivo da l... Leia Mais
Quinta, 14 Fevereiro 2019 16:32
16397 Acessos
1 comentário
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search