capa-blog

 

Marcos Marcionilo

Talvez vocês não tenham percebido, mas, durante esses tempos de quarentena para controle da covid-19, a Parábola Editorial tem feito todos os esforços para manter presença no cotidiano de cada um[a] de nossos[as] leitores[as]. Para falar francamente, nunca trabalhamos tanto quanto nesses tempos de parada. Até parece um paradoxo, não é? Mas não é! Na Parábola Editorial, todos sabemos que a hora da crise é a hora da definição de quem está com quem. E nós [a começar de nossas autoras e autores] escolhemos estar com vocês.

Estar juntos seria impossível sem a colaboração generosa de nossos autores e autoras:

Ana Elisa Ribeiro [CEFT-MG]

Celso Ferrarezi [UNIFAL]

Francisco Calvo del Olmo [UFPR]

Sírio Possenti [IEL-UNICAMP]

Vera Menezes [UFMG]

Elas(es) são professoras(es) com as quais a maioria absoluta de quem lê nossos livros gostaria de ter aulas, não porque sejam célebres [apenas!], mas especialmente porque são profissionais entranhadamente dedicados(as) a seu ofício e, com isso, ganham a admiração de todo o nosso público.

Ana Elisa Ribeiro é poeta, escritora, linguista, professora de ensino médio, de Letras nos níveis de graduação e de pós, orientadora de mestrados e doutorados, pesquisadora no campo da edição, entre muitos outros atributos. É autora de uma infinidade de livros. Em nosso catálogo, ela assina Textos multimodais: Leitura e produção (2016), Escrever hoje: Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação (2018) e o capítulo “Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações” publicado em Tecnologias para aprender (Carla Viana Coscarelli, org., 2016). É presença constante em nosso blog e, mesmo tão ocupada, concebeu o minicurso “Escrever hoje”, em cinco miniaulas. Quem ainda não se encontrou com a professora, ainda poderá fazê-lo. As aulas seguirão até o dia 28 de abril.

Celso Ferrarezi tem uma longa história com a Parábola Editorial. Apresentá-lo? Sim, em suas próprias palavras para o Lattes: “Tem graduação? Tem. Mestrado? Sim. Doutorado? Também. Tem pós-doutorado? Dois. Tem livros escritos? 44. Tem artigo publicado? Centenas. Com que trabalha? Semântica e ensino de língua materna. É professor? Titular. Onde? Na Universidade Federal de Alfenas. O que mais? Só olhando no currículo aí embaixo (texto informado pelo autor)”. Só faltou ele dizer que é um dos editores científicos de nossa coleção “Linguística para o Ensino Superior”. Você terá a chance de ter aulas com Celso seguindo o minicurso “O desenvolvimento da linguagem e sua relação com a cognição”. Duas aulas já foram ao ar. Corra para assistir a elas e continue se encontrando com Ferrarezi todas as quintas-feiras até 30 abril de 2020. O curso se baseia num projeto de quatro livros que cobrem todo o espectro da educação básica da perspectiva das competências fundamentais para o letramento: De alunos a leitores (com Robson S. de Carvalho, 2017), Pedagogia do silenciamento (2014), Oralidade na educação básica (com Robson S. de Carvalho 2018), Produzir textos na educação básica (com Robson S. de Carvalho 2015). O professor Celso não esconde o carinho por essas obras, e você pode conferir por quê nos links ao final deste texto.

 

Francisco Calvo del Olmo é autor de artigos em periódicos e capítulos de livros publicados no Brasil, na França, na Espanha, em Portugal, na Argentina, na Colômbia, no México, na Polônia e na Romênia, abordando sempre as relações linguísticas, literárias e culturais entre as línguas neolatinas. Na Parábola Editorial, ele é autor, com Pierre Escudé, de Intercompreensão: A chave paras línguas (2020), o livro que dá origem ao curso, que leva o mesmo título de seu livro recém-lançado. Você poderá acompanhar o curso sobre intercompreensão, tema que provocará um novo modo de olhar para o ensino de línguas até o dia 5 de maio de 2020.

Sírio Possenti é o que a gente chama, brincando sério, de “prata da casa”. Temos livros de autoria dele publicados desde 2008, e ele sempre apoiou a Parábola em toda a nossa história. O professor Sírio está dando o minicurso “Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido”, que também leva o título de seu livro, lançado por nós em 2011 e ainda por ser descoberto por nosso público. Esse livro torna o estudo da gramática mais interessante do que parece. Você já o leu? Você vai aprender tanto nas aulas de vinte minutos [confira o curso, com aulas inéditas até o dia 8 de maio de 2020] que vai querer ter o livro! Assim como todos os demais indicados ao final desse.

 

Por fim, Vera Menezes está dando o curso “Como se aprende uma língua estrangeira?” até o dia 29 de abril de 2020. Você não vai perder, vai? A professora Vera Menezes construiu sua carreira com base em muitas linhas de pesquisa, mas uma que se destaca é a aquisição de língua inglesa. De sua autoria, a Parábola já publicou Aquisição de segunda língua (2014, 22018) e Manual de pesquisas em estudos linguísticos (2019). Por seu interesse pela aquisição de línguas, publicamos em 2019 Diário/Diary - Inglês em toques cotidianos (agenda permanente). E temos muitos planos para o futuro porque a professora Vera Menezes é autora muito próxima da Parábola. É sempre uma grande realização poder contá-la entre nossas autoras.

E essas(es) cinco são apenas uma pequena amostra das personalidades que constituem nosso catálogo. 

Para estar ainda mais perto de vocês, estamos levando ao ar, todas as sextas-feiras, às 21 horas, até o dia 1º de maio de 2020, um programa ao vivo com Marcos Bagno, o “Sempre um Papo”, mediado por Marcos Marcionilo. Todos esses cursos e o programa ao vivo foram ideias de Andréia Custódio, receberam imediata adesão de todos os nossos autores e têm sido muito bem aceitos por nossas(os) leitoras(es). Para avaliar a recepção, basta você passar os olhos pela caixa de comentários de cada aula. Ao ler as impressões de quem já nos acompanha, ficamos até num impasse: por mais incertos e tristes que sejam esses tempos de quarentena e crise, eles também têm sido tempos de aproximação entre nós e têm nos levado a um patamar de maior proximidade. Como faremos quando o tempo de antes, com seus prazos, pressões e pressa, voltar? Não conseguimos saber, mas uma coisa é certa: nossa proximidade não mudará!

 Já se inscreveu em nosso canal?

 

Perca tempo não! Se inscreva, siga a editora e seus autores e autoras. Faça os cursos que desejar e, ao final, receba seus certificados: https://www.youtube.com/user/parabolaed