3 dicas para montar sua aula

 

 

Professor(a), além de ensinar, você deseja surpreender os alunos com uma aula de português diferente que possa ajudá-los na fixação na matéria? Então confira abaixo 3 boas dicas.

 

 

Utilize recursos diferenciados

 

Hoje, com o mundo digital acessível a todos na palma da mão, crianças, jovens e adultos estão sempre procurando saber o que acontece no mundo on-line e muitas vezes é difícil prender a atenção dentro da sala de estudos. Para que a aula de português seja ainda mais produtiva, a dica é usar outros recursos, como mídias sociais, filmes, dramatizações, músicas, vídeos e outros. Aulas mais dinâmicas, com interações e estímulos diferenciados, despertam no aluno atenção e percepção maior, deixando o ensino/aprendizado muito mais interessante.

 

Sair da sala e organizar visitas externas também é um bom recurso. Além de deixar a aula de português mais produtiva, tais saídas permitem que o conteúdo fique mais próximo do dia a dia dos alunos.

 

 

Organização das aulas de português

 

A organização é ideal para que sua aula de português seja fluida e tenha continuidade. Ter em mãos um plano de aula pode lhe auxiliar muito e possibilitar boas ideias sobre quais melhores recursos utilizar. Esse planejamento é uma ferramenta importante, por meio da qual deve ser definido o que será ensinado, quais os métodos, forma de avaliação, cronograma, entre outras informações.

 

Organize a sua aula, de forma a torná-la mais confortável para sua forma de ensino e também para o perfil de conhecimento e aprendizado dos seus alunos. E claro, testar é sempre válido. Se perceber que a organização inicial não está gerando os resultados esperados, modifique e tente algo diferente.

 

 

Conte com o suporte de bons livros

 

No seu planejamento, é importante prever o uso de material complementar. Muitas vezes, o conteúdo programático pode restringir a disciplina ao livro didático, o que pode diminuir a qualidade da sua aula de português. Por isso procure complementar esse conteúdo.

 

Podemos fazer, por exemplo, duas boas indicações de livros: Textos multimodais: leitura e produção, de Ana Elisa Ribeiro, e Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática, de Luciano A. Oliveira. Ambos tratam, de forma prática, da realidade diária das salas de aula e dos métodos de ensino.

 

 

 

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a montar sua aula de português de forma a acessar diferentes áreas de percepção dos seus alunos com a compreensão da língua.

 

Gostou do artigo? Se sim, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de muitas outras dicas legais para vocês professores, e também para seus alunos.

 

  

Home Page  | Facebook  | Instagram  | Twitter 
WhatsApp (11) 5061.9262 / (11) 9 8763.3590